quarta-feira, 28 de julho de 2010

Regulamento do 1º Concurso de Desenho


PROGRAMA MÍDIAS NAS ESCOLAS

Apuiarés – CE

I CONCURSO DE DESENHO DO JORNAL “Criando e Aprendendo” 2010
O Concurso de desenho contra o consumo de drogas, realizado pelo Programa Mídias nas Escolas em parceria com o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE tem caráter eminentemente preventivo e cultural e incentiva trabalhos artísticos na categoria Ensino Fundamental I e II, bem como estimula a arte nas escolas.
REGULAMENTO

1. Tema: “Escolha Viver sem Drogas”
2. OBJETIVOS:
• Alertar gestores e educadores da necessidade de programas educacionais, voltados para a prevenção ao uso de drogas, bem como a comunidade escolar e a sociedade em geral.
• Mostrar aos estudantes de forma educativa e preventiva os malefícios causados pelo consumo de drogas.
• Despertar o lado artístico dos estudantes bem como a arte nas escolas, mostrando que a prevenção é o melhor caminho.
• Motivar os participantes a reconhecerem e partilhar os dons da vida, envolvendo as crianças não só na reflexão, mas na criatividade prática do tema.

3. PARTICIPANTES:
• Criança regularmente matriculada nas Escolas da rede pública municipal do município de Apuiarés.
• Categoria A – Alunos do Ensino Fundamental 1
• Categoria B – Alunos do Ensino Fundamental 2

4. DO DESENHO:
• Cada criança poderá participar com apenas um trabalho.
• O desenho deverá retratar a idéia central e ter pertinência com o tema.
• Deverá ser feito no período de férias, em uma única folha de papel oficio, modelo A-4.
• Deverá ser colocada no verso da folha de desenho a identificação do aluno, do professor e da escola.
• Na frente da folha do desenho não deverá ser constado qualquer identificação.
• O desenho deverá ser inédito.

5. DA AVALIAÇÃO:
• Cada escola deverá selecionar o melhor desenho de cada categoria (não serão aceitos trabalhos de colagem)
• Os trabalhos selecionados deverão ser entregues até as 17:00 h de 09 de Agosto 2010 a/c da Comissão Julgadora no seguinte local:
Ilha Digital. Av. Gomes da Silva, s/n – Apuiarés – Fone: 3356 1010
6. DO JULGAMENTO:
• Uma Comissão composta por Representantes dos conselhos municipais (Tutelar, Educação, Saúde) Representante do CRAS e secretaria da Cultura e do projeto Mídias nas Escolas, do projeto SPE e da Prefeitura Municipal avaliaram os dois melhores trabalhos dentre todas as Escolas participantes escolhidos previamente em votação durante a exposição de todos os desenhos enviados pelas escolas, considerando: criatividade, originalidade e coerência temática.

7. PRAZOS/CRONOGAMA:
• Dia 15 de junho de 2010 - Lançamento do concurso.
• Dia 17 de junho de 2010 – Início da divulgação junto às escolas.
• Dia 09 de Agosto de 2010 até as 17: 00 h – Entrega dos desenhos na Ilha Digital.
• Dia 13 de Agosto – Exposição e julgamento do concurso. (Local: Centro Comunitário Cecília Iêda, as 9:00 hs. da manhã).
• Entrega da Premiação.

8. DA PREMIAÇÃO:
• Categoria A – Ensino Fundamental 1 – Um celular
• Categoria B – Ensino Fundamental 2 – Um celular
Prêmio de incentivo ao professor do vencedor de cada categoria – 01 kit de Cosméticos e perfumaria.
• Os desenhos escolhidos por categoria em cada escola serão publicados na 3º edição do jornal escolar da respectiva escola;
• O Vencedor de cada categoria terá seu desenho tal como sua biografia e foto do professor (a) em uma página destaque de todos os exemplares do jornal escolar do Município.
• Os desenhos vencedores de cada categoria serão reproduzidos em locais estratégicos do município.

9. PRESCRIÇÕES DIVERSAS:
• As decisões do júri são soberanas, delas não cabendo recurso em qualquer instância.
Os Desenhos selecionados poderão ser utilizados pela Comissão julgadora e organizadora do concurso, objetivando a divulgação dos trabalhos comunitários executados, sem fins comerciais.
Os coordenadores do concurso representarão, para todos os fins, a lisura dos atos referentes ao desenvolvimento do concurso, exposição, seleção de desenhos, classificação final e premiação.
Poderão ocorrer alterações no decorrer do concurso, desde que seja a vontade da maioria dos representantes da comissão e não acarretem prejuízo aos participantes.
Apuiarés, 4 de junho de 2010.

COORDENAÇÃO DO CONCURSO:
• Professora Ana Júlia S. de Sousa; (Sec. de Educação)
• Raul Cardoso Gomes da Silva; (Sec. de Educação)
• Enfermeira Darlyane Farias; (Sec. da Saúde)
• Julio Cezar Feitosa Almeida; (Sec. de Educação)
• Antonio Gomes da Silva Junior. (Sec. de Educação)

ORGANIZAÇÃO:
• Equipe Mídi@s nas Escolas
Secretaria Municipal de Educação
• Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal da Saúde

PATROCÍNIO:
• Prefeitura Municipal de Apuiarés;
• Deputado Rogério Aguiar;
• Vice Prefeito Marcelo Pinho.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

SPE - Efeitos do Crack

Efeitos colaterais do uso do crack
Ao mesmo tempo que cria uma sensação de alegria no usuário, o crack também deixa muitos efeitos significativos e potencialmente perigosos no corpo. As pessoas que o utilizam mesmo poucas vezes correm riscos de sofrer
infarto, derrame, problemas respiratórios e problemas mentais sérios.
Ao percorrer a corrente sangüínea, o crack primeiro deixa o usuário se sentindo energizado, mais alerta e mais sensível aos estímulos da
visão, da audição e do tato. O ritmo cardíaco aumenta, as pupilas se dilatam e a pressão sangüínea e a temperatura sobem. O usuário pode começar, então, a sentir-se inquieto, ansioso e/ou irritado. Em grandes quantidades, o crack pode deixar a pessoa extremamente agressiva, paranóica e/ou fora da realidade.
Devido aos efeitos no ritmo cardíaco e na respiração, o crack pode causar problemas cardíacos, parada respiratória, derrames ou infartos. Ele também pode afetar o trato digestivo, causando náusea, dor abdominal e perda de apetite.
Se o crack for inalado com
álcool, as duas substâncias podem se combinar no fígado e produzir uma substância química chamada cocaetileno. Essa substância tóxica e potencialmente fatal produz um barato mais intenso que o crack sozinho, mas também aumenta ainda mais o ritmo cardíaco e a pressão arterial, levando a resultados letais.


http://saude.hsw.uol.com.br/crack4.htm

Efeitos do crack no organismo - Vídeos - Crack, Nem Pensar

sexta-feira, 25 de junho de 2010

HISTÓRIA DA COPA DO MUNDO DE FUTEBOL

A Copa do Mundo ou Campeonato do Mundo de Futebol / Mundial, é um torneio de futebol masculino realizado a cada quatro anos pela Federação Internacional de Futebol (FIFA). A primeira edição aconteceu em 1930, no Uruguai, com a vitória da seleção da casa. Nesse primeiro mundial, não havia torneio eliminatório, e os países foram convidados para o torneio. Nos anos de 1942 e 1946, a Copa não ocorreu devido à Segunda Guerra Mundial.
O Brasil é o país que alcançou mais títulos mundiais - cinco (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) - e o único pais que ganhou fora de seu continente. É também o único país a ter participado de todos os Campeonatos. Segue-se a seleção da Itália, tetracampeã (1934, 1938, 1982 e 2006); a Alemanha, tricampeã (1954, 1974 e 1990); os bicampeões Argentina (vencedora em 1978 e 1986) e Uruguai (vencedor em 1930 e em 1950); e, por fim, com um único título, as seleções da Inglaterra, campeã em 1966, e da França, campeã em 1998.
A Copa do Mundo é o segundo maior evento desportivo do mundo, ficando atrás apenas dos Jogos Olímpicos de Verão. É realizada a cada quatro anos, tendo sido sediada pela última vez em 2006 na Alemanha, com a Itália como campeã, ficando a França em segundo lugar, o país organizador a Alemanha em terceiro e Portugal em quarto. Em 2010, terá lugar na África do Sul e, em 2014, o Brasil será o país sede, conforme anúncio da FIFA no dia 30 de novembro de 2007. Desde a Copa do Mundo de 1998 é realizada com 32 equipes participantes.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA

Curiosidades sobre a História da Copa do Mundo de Futebol
- O recorde de gols numa mesma Copa é do francês Fontaine com 13 gols (marcados na Copa de 1958). Já o recorde geral da História de todas as Copas é do brasileiro Ronaldo com 15 gols.
- O Brasil é o único país que participou de todas as Copas do Mundo;
- O Brasil é o país com mais títulos conquistados: total de cinco;
- A Itália foi quatro vezes campeã mundial. A Alemanha foi três vezes, seguida das bi-campeãs Argentina e Uruguai. Inglaterra e França possuem apenas um título cada;
- A Copa do Mundo é o segundo maior evento esportivo do planeta;
- As Copas do Mundo da França (1998) e Japão / Coréia do Sul (2002) foram as únicas que tiveram a participação de 32 seleções. A Copa do Mundo da Alemanha 2006 teve o mesmo número de seleções participantes.



Os campeões de todos os tempos
Uruguai (1930) / Itália (1934) / Itália (1938) / Uruguai (1950) / Alemanha (1954) / Brasil (1958) / Brasil ( 1962) / Inglaterra ( 1966) / Brasil (1970) / Alemanha (1974) / Argentina (1978) / Itália (1982) / Argentina (1986) / Alemanha (1990) / Brasil (1994) / França (1998) / Brasil (2002), Itália (2006).

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/historiadacopa.htm

quarta-feira, 23 de junho de 2010

1º ENCONTRO DO GRUPO GESTOR JOVEM MUNICIPAL - SPE

SPE - Apuiarés

PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS – SPE
O SPE foi implantado no Município de Apuiarés em Março de 2010. Inicialmente estamos trabalhando em quatro escolas do Município, são elas:
E.E.F. Matilde Barbosa Gois; (sede)
E.E.F. Miguel Soares Guimarães; (Vila Soares)
E.E.F. Nely Ribeiro Luz; (Canafistula)
E.E.F. João Cardoso Bezerra (Santo Antonio)
Iniciamos com estas escolas e posteriormente o projeto se estenderá a todos as Escolas da Rede Pública Municipal.


OBJETIVO DO PROJETO:
• Contribuir para a prevenção da infecção pelo HIV, outras doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência, entre jovens.
• Desenvolver ações articuladas no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde.
• Envolver toda a comunidade escolar na promoção de ações em saúde sexual e saúde reprodutiva.
• Escola como ponto focal das ações articulada com os serviços de saúde da atenção básica.
• Retratar o que a escola pretende desenvolver no seu cotidiano.
• Incluir as diretrizes e estratégias do Projeto.
• Criar e Incorporar no seu cotidiano a cultura de prevenção e promoção da saúde.